sexta-feira, 30 de abril de 2010

Goiás - Da riqueza verde do solo

Compre aqui o livro 'Transmigração Cósmica' O Estado de Goiás




Pra quem vive aqui é até difícil falar deste Estado. Goiás é uma mina de ouro em todos os sentidos. Para começar, o povoamento ocorreu justamente com a descoberta – pelas expedições - das jazidas daquele metal.
Hoje, quando o mineral já não é o principal produto goiano, muitos elementos disputam o brilho maior: o povo hospitaleiro, as belas cidades, as lavouras produtivas de soja, arroz e milho, o rebanho bovino, a culinária exótica e saborosa, as festas e tradições.
Sem contar as belezas naturais dos rios, cachoeiras, parques ecológicos, fauna e flora do Cerrado, esculturas de pedras. Só mesmo vendo para acreditar!
Navegue nessa Via Goiás, conheça um pouco deste estado que abraça seus visitantes e cuida de seu povo.
http://www.goias.gov.br




Goiás é uma das 27 unidades federativas da República Federativa do Brasil. Situa-se a leste da Região Centro-Oeste, no Planalto Central brasileiro. O seu território é de 340.086 km², sendo delimitado pelos estados de Tocantins (norte), Bahia (nordeste), Mato Grosso (oeste), Mato Grosso do Sul (sudoeste), Minas Gerais (leste e sul) e pelo Distrito Federal. Tem por capital a cidade de Goiânia.
Com quase seis milhões de habitantes é o estado mais populoso do Centro-Oeste e o nono mais rico do país.
O topônimo Goiás (anteriormente, Goyaz) tem origem na denominação de uma comunidade indígena. O termo original parece ter sido Guaiá, forma composta de Gua e , a qual significa "indivíduo igual", "pessoas de mesma origem". O nome Goiás, quando utilizado no meio de uma frase, dispensa o emprego de artigo, similarmente ao que acontece na designação dos estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais.

http://pt.wikipedia.org 


















A Região Centro-Oeste é um verdadeiro encontro da biodiversidade: Pantanal, cerrado, Amazônia. Além é claro, da modernidade de Brasília, a nossa capital. Beleza exuberante, importantes atrações turísticas, rica culinária.
Goiás, por exemplo, e o seu Caminho do Ouro. Os bandeirantes chegaram ao estado no século XVII, em busca do ouro, e trouxeram seus hábitos culinários. E, como a cultura brasileira, a cozinha goiana é marcada pela miscigenação.
Cidade de Goias
Cidade de Goiás, terra da poetisa Cora Coralina
A culinária do estado de Goiás, segundo pesquisadores, nasceu à margem do Rio Vermelho, no encontro entre os bandeirantes paulistas, mineiros e portugueses com os índios goyases, onde hoje está localizada a cidade de Goiás. Estas influências culturais fizeram da culinária goiana uma das mais peculiares do país. Empadão goiano, leitão à pururuca, pamonha são alguns dos cerca de 1.200 pratos típicos registrados, incluindo o popular o arroz com pequi, ou piqui, fruta comum no cerrado.
A iguaria é preparada com arroz ou como acompanhamento em diversos pratos e pode ser apreciado nas dezenas de restaurantes de comidas típicas da capital Goiânia ou em outras cidades do estado. A pequena e perigosa fruta é tão popular na região que já é utilizada até para fazer sorvete.
Já a gastronomia brasiliense, apesar de estar localizada no cerrado, não é regada apenas de pequi, como tanto apreciam os goianos. Tudo se fundiu e, hoje, em uma cozinha baiana pode se pedir moqueca capixaba. O restaurante mineiro serve petiscos goianos e as tendências internacionais dão um toque sofisticado à comida amazonense. Essa mistura torna Brasília uma cidade caracterizada pela liberdade gastronômica e repleta de locais em que sua principal missão é amenizar a saudade de casa.
http://www.viagemesabor.com.br/noticias/roteiros/br/centro_oeste

municipio é patrimônio da humanidade 
Centro histórico da Cidade de Goiás: município é patrimônio da humanidade
Pirenópolis, mesa da alta culinária goiana e internacional
Pela quarta vez, evento enaltecerá estrelas da cozinha de Goiás Por João Camargo Neto http://www.pirenopolis.com.br/ExibeNoticia.jsp?pkNoticia=393
Pirenópolis tem ambiente mágico. Cidade das pedras, das comunidades espirituais e ecológicas, das cachoeiras - são mais de 80 catalogadas em todo o município -, da Folia do Divino, das Cavalhadas, da medicina alternativa, do Fusca - cerca de dois mil circulam em Piri -, dos artistas populares, das igrejas antigas, dos esportes de aventura, do Carnaval das marchinhas, da sabedoria popular, das pedras, da comida típica.
Ah, a comida...



A rede de cantinas, pizzarias e restaurantes pirenepolina agrada a todos os tipos de turistas, do mais simples ao mais requintado, porque oferece opções para todos os paladares. É possível encontrar desde um restaurante com o tradicionalismo goiano, que serve carne de porco de lata, angu de milho e quiabo, até um bistrô mais elegante, que tem como pratos principais o que há de melhor na cozinha européia. Nas pizzarias, que o visitante não ouse pedir maionese ou ketchup. “Eles tiram o sabor da comida”, o garçom pode advertir.


A cidade de 280 anos, que fica a 120 quilômetros de Goiânia, capital de Goiás, e a 150 de Brasília, capital federal, protagoniza do dia 25 ao 28 de outubro a quarta edição do Festival Gastronômico e Cultural. Os chefs goianos de maior destaque, entre eles, Cris Isaac, Emiliana Azambuja, Liliane Lobo, Roberto Andrade e Valéria Noleto, substituirão em 2007 as estrelas de fora, marcas das realizações anteriores.


A mais bela de Goiás
O ano de 2007 foi perfeito para Jéssica Rodrigues. Ela ganhou três concursos regionais. E agora se prepara para disputar um nacional. A nossa torcida será para vê-la no topo do pódio.
Natural de Porangatu, Jéssica Rodrigues foi escolhida no mês de dezembro como a mulher mais bonita de GoiásO ano de 2007 sorriu para Jéssica Rodrigues. Natural de Porangatu e escorpiana de apenas 16 anos de idade, ela conquistou todos os concursos de beleza em que disputou no ano passado.
Em setembro de 2007 ela esnobou beleza e sagrou-se vencedora do concurso Miss Goiás Estudantil. Um mês depois, esbanjando simpatia, conquistou o Miss Porangatu. No final do ano, no dia 23 de dezembro, o presente de Papai Noel foi a coroa e a faixa de mulher mais bonita de Goiás. O título foi concedido em Caldas Novas, onde ela brilhou até ser coroada a mais bela do Estado. O caminho agora está aberto para, em março, tentar o Miss Brasil Globo. Alguém duvida que ela pode ganhar?http://www.jornaldiariodonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário